sábado, 27 de setembro de 2008

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Introdução

A contabilidade de custos existe ou existirá à medida que houver uma ação que faça jus para que ela exista, dessa maneira a contabilidade custos é tão importante e indispensável como a financeira, pois ela traduz conceitos em atuação pratica, mas particularmente frutífero se empregado de maneira precisa e coerente com a realidade das informações contábeis financeiras ,este artigo tem como premissa tratar um pouco das varias abordagens acerca dos tipos de custeios por absorção ou variáveis.

Custeio por Absorção

A contabilidade de custos surgiu em meio um ambiente empresarial dinâmico e competitivo, como mostra o cenário econômico, a principio foi desenvolvida, para as organizações industriais. Entretanto ela evoluiu e emergiu enquanto ciência definida no processo de identificação, mensuração, acumulação, analise, preparação,identificação,interpretações e comunicação de informações importantes a todo e qualquer tipo de organização , tendo como objetivo da subsídios necessários ao auxilio da maximização do lucro em função da minimização dos custos .

Dessa forma, a contabilidade de custos enfatiza os conceitos e os procedimentos contábeis relevantes à preparação de relatórios para os usuários internos, esses relatórios são baseados nos tipos de custeios entre eles destacaremos o custeio por absorção e o custeio variável.

O custo por absorção basicamente consiste na agregação de todos os custos a produção dos produtos, sejam eles fixos ou variáveis. O que confirma Martins (2003, pg7):

Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

O Custeio por absorção numa perspectiva diferenciada reconhece a importância dos custos fixos de produção e defende que todos os custos de produção representam o custo do produto. Esse tipo de custeio apresenta várias vantagens entre elas podemos destacar: atende às exigências do FASB (Financial Accounting Standards Borad) e da legislação tributária.

Para Maher (2001, pg 376) outra vantagem do custeio por absorção é:

A vantagem do custeio por absorção é que sua implantação pode ser mais barata, porque ele não exige a separação dos custos de produção em fixos e variáveis. Embora alguns custos de produção possam ser facilmente enquadrados em uma dessas duas categorias, outros não podem.

Sendo assim o custo por absorção em algumas situações especificas é bem mais vantajoso em relação ao custeio variável, pois fica mais fácil identificar o custo do produto uma vez que nesse tipo de custeio todos os gastos são tidos como custos.

Custeio variável

O custo variável está voltado principalmente para fins gerenciais e com isso auxiliar a tomada de decisão, diante disso, Maher (2001, p.361) define que:

Os administradores precisam conhecer todos os custos de operação de um negócio - fixos e variáveis-, para que possam estabelecer preços de venda e estimar custos que se alteram com a produção.

Sendo assim a maioria dos gestores devem ter ciência da diferença entre os custos variáveis e os custos por absorção, para melhor auxiliarem na orientação do processo decisório. Às vantagens deste tipo de custeio, podemos enfatizar que é a sua aplicabilidade nas decisões administrativas, uma vez que este tipo de custeio separa os custos de produção em fixos e variáveis, o que faz com que as informações sejam mais precisas. Pois apresentam mais informações do que o custeio por absorção.

Segundo Martins (2003, p. 202) define que :

O custeio variável tem condições de propiciar muito mais rapidamente informações vitais à empresa; também o resultado medido dentro do seu critério parece ser mais informativo à administração, por abandonar os custos fixos e tratá-los contabilmente como se fossem despesas, já que são quase sempre repetitivos e independentes dos diversos produtos e unidades.

Porém, atualmente os princípios contábeis aceitos não permitem o uso de Demonstrações de Resultados e de Balanços com este tipo de custeio (devido a contrariar a Competência e a Confrontação), pois esse critérios de se avaliar os estoques e resultados não é reconhecidos pelos contadores, pelos auditores independentes e nem tão pouco pelo fisco; no entanto nada impede que a empresa utilize este tipo de custeio para efeito interno se assim ela o julgar mais oportuno a sua realidade, que vai variar de acordo com o seu ramo de atividade.