sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ALAVANCANDO O CONHECIMENTO E A ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAIS

Qual o objetivo último de todos esses mecanismos? Por que os gerentes da organização incentivam e apóiam atividades como o diálogo e o relato de casos? Meta importante dos sistemas de administração do conhecimento quer estejamos falando de bibliotecas eletrônicas quer se comunidades da prática, é alavancar o conhecimento e a experiência profissionais. As pessoas podem utilizar o conhecimento que já existe e aproveitá-lo para criar novo conhecimento.

Entretanto, a fim de alavancar o conhecimento tácito – e entendimento profissionais que não podem ser armazenados em um banco de dados – as organizações utilizam mecanismos como diálogo, relato de casos e comunidades da prática. Quando as pessoas conversam abertamente sobre seus projetos e problemas, muitas vezes surgem idéias e soluções do cérebro coletivo do grupo. A tecnologia por si só não pode alcançar a meta ambiciosa de alavancar o conhecimento profissional. Uma grande empresa de produtos de consumo, por exemplo, pediu a todo seu quadro de profissionais para documentar seus processos fundamentais de trabalho em um banco de dados. A maioria dos funcionários achava que seus trabalhos eram variados e complexos demais para sintetizar em um conjunto de procedimentos escritos, mas, diante da insistência da administração, a tarefa foi concluída. O banco de dados resultante, entretanto, foi de pouca valia – simplesmente não captava as nuanças, detalhes de que as pessoas precisavam para melhorar seu trabalho. Embora a tecnologia da comutação possa ser muito útil para fomentar o conhecimento, os gerentes devem entender suas limitações. Além disso, os gerentes precisam reconhecer que a fórmula última, para alavancar o conhecimento é a alteração da cultura organizacional e das práticas gerenciais para incentivar e apoiar o compartilhamento do conhecimento.

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