sábado, 23 de agosto de 2008

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO

A inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apoiar a todos, professores, alunos, pessoal administrativo, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. A educação inclusiva é hoje uma realidade em muitos países e a cada dia ganha novos adeptos, conforme pude constatar, os jovens com necessidades educacionais especiais devem receber ajuda para fazer uma eficaz transição da escola para a vida adulta produtiva. Os alunos com necessidades educacionais específicas, apoio para ingressarem no ensino superior sempre que possível e subseqüente treinamento profissional que os prepare para atuarem como membros contribuintes independentes em suas comunidades após terminarem estudos, estas atividades devem ser executadas com a participação ativa de conselheiros profissionais, agencias de coloração, sindicatos, autoridades, etc.

O princípio fundamental da escola inclusiva consiste em que todas as pessoas devem aprender juntas, onde quer que isto seja possível, não importam quais dificuldades ou diferenças elas possam ter, nas escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais devem receber todo apóio extra que elas possam requerer para garantir sua educação eficaz. A escolarização inclusiva é o meio mais eficaz para se formar solidariedade entre crianças com necessidades especiais e seus colegas.

O desenvolvimento da escola inclusiva como o meio mais eficaz desse conseguir educação para todos precisa ser reconhecido como uma política chave do governo e ter um lugar de destaque no plano de desenvolvimento de uma nação. As comunidades devem desempenhar um papel essencial no desenvolvimento de escolas inclusivas, o apoio e estímulo do governo são também primordiais na busca de soluções eficazes e viáveis.

O principal desafio da Escola Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas diferenças, uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.

Ao analisar os questionários respondidos pelos professores, deduzimos que todos os professores têm pensamentos parecidos, têm sua prática pedagógica, métodos que tornam a aprendizagem diversificada, apresentando os conteúdos através de um desenvolvimento de valores éticos, com a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade, que fazem com que os alunos não fazem parte de uma sociedade racista, desigual ou preconceituosa, e sim, faz parte de um espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais, que desenvolve uma inclusão de forma globalizada. Acreditam que a construção de conhecimentos se dá pelo aproveitamento do que ele já possui conhecimentos prévios e com sua participação e interesse pelo que está ainda estudado, buscando situações de aprendizagem que reproduzem contextos cotidianos nos quais, escrever, contar, ler, desenhar, e procurar informação que tenha funções reais.

As pessoas que apresentam necessidades especiais representam 10% da população brasileira e possuem, em sua grande maioria, uma vasta experiência de exclusão que se traduz em grandes limitações nas possibilidades de convívio social e usufruto dos equipamentos sociais, menos 3% têm acesso a algum tipo de atendimento, além de serem submetidos a diversos tipos de discriminação. Quanto à percepção de como os alunos chegam à escola, nos primeiros já se pode perceber quais as suas habilidades e deficiências, e ao passar dos dias pode-se ajuda-los a construir um bom aprendizado.

As formas interativas de trabalhar os alunos e contextualizar com as realidades na qual estão inseridas, relacionar ao meio ambiente com várias formas de interagir, na medida do possível tenta direcioná-los para a prática construtivista e interacionalista da nossa pedagogia da educação construir uma base no que eles já possui em um termo de conhecimentos prévios, e na inclusão a ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente, deve necessariamente, promover o convívio com a diversidade da vida social brasileira, trazendo assim o papel da educação e do ensino à tona, é primordial a medida em que se coloca como instrumento de conscientização cidadão comentador de valores que podem contribuir para a definição da personalidade do educando, trazendo na educação uma perceptiva de formação para a vida.

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